PROGRAMAÇÃO
22 de junho – Sexta-feira
Abertura
19:30 às 20:00 Apresentação Musical Ms.Mt.Lydio Roberto
20:00 às 21:00 Abertura do Evento, composição da Mesa ( Ms. Mt. André Brandalise, Ms. Drª Sandra Rocha, Mt. Magali Dias e Mt. Drª Claudia Zanini, Ms. Mt.Gustavo Gattino)
21:00 Conferência Profª Drª Claudia Zanine / UFG
“Pesquisas de Musicoterapeutas Brasileiros”
23 de junho – Sábado
8:30 às 9:00 Musicoterapia: um olhar panorâmico sobre as publicações no atendimento de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade –TDA-H
Autores: Maria Samadar e Noemi Ansay
09:00 às 9:30 Musicoterapia e a Reabilitação na Comunicação de Pessoas com Afasia
Autores: Isabela Guerche e Noemi N.Ansay
9:30 às 10:00 A atuação clínica de uma musicoterapeuta cega em uma instituição pública e os desafios encontrados
Autores: Maria Therezinha Chociai e Mariana Arruda
10:00 às 10:30 Coffe Break
10:30 às 11:00 Assembléia geral ordinária para votação da nova diretoria da AMTPR
11:00 às 11:30 Integração Audiovisual em Musicoterapia: Constatações a partir das Neurociências
Autores: Gustavo Gattino, Igor Ortega e Alexandre Mauat
11:30 às 12:00 O que sinto, não me sinto: diferentes discursos sobre saúde mental em um centro de atenção psicossocial gerados em encontros de musicoterapia
Autores: Kamylla Paola, Rosemyriam Cunha e Lorena Avellar
12:00 Almoço
13:30 às 14:00 Apresentação Musical “ Coral da FEPE”
14:00 às 14:30 Apresentação de Trabalhos
A implantação da clinica psiquiátrica multidisciplinar de internamento breve – um primeiro relato
Autora: Magali Dias
14:30 às 15:30 Palestra: Musicoterapia em Portugal: experiências na prática e investigação. Ms.Mt.Gustavo Gattino
15:30 às 16:00 Coffe Break
16:00 às 17:00 Palestra: Musicoterapia: conquistas e desafios a partir de experiências pessoais no Brasil e nos Estados Unidos. Ms.Mt. André Brandalise
20:00 Jantar por adesão no Restaurante Spaghetto
24 de junho – Domingo
8:30 às 10:15 Mesas de discussão sobre a Musicoterapia na Saúde, no SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e na Educação.
Responsáveis pelos Grupos de Trabalho
Mt.Drª Sandra Rocha ( Musicoterapia na área da Educação)
Mt. Esp.Jakeline Fascina (SUAS)
Mt. Drª Claudia Zanine (Musicoterapia na área da Saúde)
10:15 às 10:30 Coffee Break
10:30 às 11:00 Apresentação de Relatório das atividades da Gestão 2010/2012
11:00 às 12:00 Apresentação dos Grupos de trabalho do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), área da Saúde e Educação.
12:00 Posse da Nova Diretoria – Encerramento do Fórum
Apresentação Musical
12:00 Almoço
13h30 às 17h30: Curso com o Ms. Mt. André Brandalise (valor à parte) - “Praticas musicoterapêuticas integradas: recursos musicais, dinâmicos e reflexões para a atuação do musicoterapeuta.”
________________________________________________________
Convidados
Ms. MT Andre Brandalise
Bacharel em Música (UFRGS), Especialista em Musicoterapia (CBM-RJ) e Mestre em Musicoterapia (NYU-EUA). É diretor-fundador do Centro Gaúcho de Musicoterapia(CGM), na cidade de Porto Alegre, RS (Brasil) onde trabalha como clínico, professor e supervisor. Brandalise é também um dos fundadores da AGAMUSI (Associação Gaúcha de Musicoterapia). É autor dos livros “Musicoterapia Músico-centrada” (Apontamentos, SP, 2001) e “1ª Jornada Brasileira sobre Musicoterapia Músico-centrada” (Apontamentos, SP, 2003), este último como organizador e articulista. Brandalise tem sido convidado a apresentar seu trabalho em vários estados brasileiros, nos Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Chile, Inglaterra,Noruega (Voices), Colômbia e México. É doutorando em Musicoterapia pela Temple University (EUA), sob a orientacao da Dr Cheryl Dileo.
Dra. MT Claudia Zanini
Doutora em Ciências da Saúde (2009) e Mestre em Música (2002) pela Universidade Federal de Goiás. Possui Especialização em Musicoterapia em Educação Especial (1995) e Especialização em Musicoterapia em Saúde Mental (1999) pela EMAC/UFG – Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Coordena o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Música da EMAC/UFG. Tem atuado como pesquisadora e professora do Curso de Musicoterapia da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG desde 1999. Faz parte do Conselho Científico da SGMT – Sociedade Goiana de Musicoterapia. Lidera o Núcleo de Musicoterapia – NEPAM, grupo de pesquisa cadastrado no CNPQ. Tem experiência nas áreas de Artes, Educação e Saúde, com ênfase em Musicoterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: Musicoterapia e sua aplicação em Gerontologia, Cardiologia, Saúde Mental, Saúde Coletiva, Musicoterapia Organizacional, Processo Grupal e Ensino.
Ms. MT Gustavo Gattino
Possui graduação em Musicoterapia pelas Faculdades EST (2007). Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é aluno de doutorado do programa em Saúde da Criança e do Adolescente da UFRGS. Realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade do Porto (Portugal). Foi secretário geral da UBAM durante os anos de 2010 a 2011. É sócio da Associação Portuguesa de Musicoterapia. Como musicoterapeuta, tem experiência no atendimento de pessoas com transtornos psiquiátricos (principalmente, autismo) e também no atendimento de pessoas com necessidades especiais (especialmente, crianças com deficiências múltiplas). Como pesquisador, investiga principalmente a influência do tratamento musicoterapêutico em crianças com transtornos do espectro autista, além dos processos de tradução e validação de instrumentos de avaliação em musicoterapia. Ainda, foi musicoterapeuta voluntário em Portugal na Associação Sócio-Terapêutica de Almeida (ASTA) e no Movimento de Pais e Amigos do Diminuído Mental (MAPADI).
Ms.Mt. Lydio Roberto Silva
É licenciado em Música (1987) e bacharel em Musicoterapia (1989) pela Faculdade de Educação Musical do Paraná (1987), especialista em Educação Especial (PUCPR/1988)) e em Fudamentos Estéticos da Arte Educação (FAP/1991). Mestre em Mídia e Conhecimento (Engenharia da Produção) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), atualmente é Prof. assistente do Curso de Musicoterapia da Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e das Faculdades Integradas do Brasil no Curso de Publicidade e Propaganda.Também é Prof. Assistente do Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, Ufpr, Itecne e Puc/Pr, instituições estas onde ministra módulos nos cursos de pós-graduação Lato Sensu. Músico, compositor e musicoterapeuta, tem experiência na área de Educação, em especial Arte-Música e suas principais produções e cursos estão voltados aos temas da musicoterapia, música, contexto terapêutico, educação e folclore. Semanalmente apresenta um programa de música brasileira (Terra Canção) na TV ( É-Paraná) , emissora pública do governo do Estado do Paraná. Autor de livros e CDs também atua como produtor fonográfico. É integrante do Movimento Brasileiro da Canção Infantil.
Drª Mt. Sandra Rocha do Nascimento
Doutora em Educação (PPGE/FE/UFG, 2010) e Mestre em Música (EMAC/UFG, 2003). Possui Bacharelado em Música/ Piano (1988) e Licenciatura em Educação Artística /Música (1994), pela Universidade Federal de Goiás. Especialização em Psicopedagogia (UCG) e Musicoterapia na Educação Especial e Saúde Mental (UFG). Professora do Curso de Musicoterapia da Universidade Federal de Goiás desde 2005, tornando-se parte do corpo docente efetivo da Escola de Música e Artes Cênicas em 2008. Atua como musicoterapeuta e pesquisadora desde 1992.
Nenhum comentário:
Postar um comentário